Acompanhe nessa publicação: O que é pk? Como eu tiro o pk no Mir4? Por que eu peguei pk? O que são pontos de tendência no mir4? O que é tendencia má? Onde o pvp é liberado? Onde eu posso ou não posso matar outro jogardor no mir4? Em que mapas é permitido pk? Quais as conseguências de matar algum jogar onde não pode?
Chamamos de pk no Mir4 quando uma jogador escolhe atacar outro jogador. O Mir4 disponibiliza 4 opções de modo pk para os jogadores utilizarem: Pacífico, Leal, Hostil e Carniceiro. Alterar esse modo de jogo pode lhe trazer consequências, se você quer saber quais são confira essa publicação!
PACÍFICO
Por definição no Mir4 os jogadores se movem pelo mapa no podo pacífico, no qual não podem atingir outros jogadores, com as habilidades e ataques. Mesmo se for atingido por outros jogadores não irá contra-atacar, podendo apenas atingir os monstros (mobs) e chefes (boss).
LEAL
Nesse modo os jogadores podem atacar outros com tendencia má (estar em pk - vai ser explicado mais a frente), pode atacar jogadores com o nome cor-de-rosa (geralmente jogadores quando atacam outros jogadores ficam momentaneamente com o nome cor-de-rosa), mas não atacará membros que estiverem na sua equipe, membros do seu clã, de clã aliado, ou da lista de amigos.
HOSTIL
Torna possível atacar qualquer jogador que não seja membro da sua equipe, do seu clã ou de clãs aliados
CARNICEIRO
Pode atacar qualquer jogador que não seja da sua equipe
POR QUE TROCAR OS MODOS E QUAL O PERIGO DISSO?
Em alguns locais do mapa é permitido matar outros players de forma irrestrita e sem penalizações (falarei mais adiante como saber em quais locais não há penalização), para defender recursos, ou para tomá-los de outros jogadores.
Alguns locais como a praça mágica, o pico secreto e as passagens secretas dos labirintos e vales ocultos há o pk liberado e os jogadores podem se tornar agressivos e mudar para o modo hostil para expulsar outros jogadores de alguma câmara na qual eles queiram farmar, se são mais fortes eles podem querer te tirar dalí, ou tirar alguém de uma pedra de minério épica, ou remover alguém que está minerando uma pedra de aço negro lendária, para ficarem com aquele recurso.
Deixar no modo leal nesses locais irá garantir que você possa se defender com prontidão, pois se estiver no modo pacífico não conseguirá revidar, mesmo que tente bater de volta não é possível atingir outro jogador no modo pacífico.
O modo carniceiro só é necessário ser ativado em caso de atacar pessoas do próprio clã, ou de clãs aliados, porém isso não é recomendado, pois geralmente não é aceitável atacar membros da aliança e pode acarretar em penalidades pelos superiores do clã em que você se encontra.
ONDE EU POSSO MATAR OUTROS JOGADORES E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE MATAR ALGUM JOGADOR EM OUTRO LOCAL?
Como eu havia dito, em locais como praça mágica, pico secreto, nas passagens secretas dos labirintos e vales ocultos, e nos quartos andares (4F), além de alguns outros locais é permitido matar outro jogador sem ser penalizado, mas como identificar onde pode e onde não pode?
Quando se está em um local do mapa, ao lado do nome do local irá aparecer uma denominação que pode ser: Safe, COMN, Special, Danger, War, Spar ou Domi. Além disso essa denominação terá uma borda que pode ser uma borda azul ou uma borda vermelha.
Quando houver uma borda azul em volta da denominação não será possível matar outro jogador, mesmo estando em modo carniceiro, geralmente são as áreas seguras do jogo, onde renascemos após morrer, áreas com NPC's que fazem comércio nas cidades centrais, vilas de NPC's, os acampamentos do pico secreto onde aparecemos quando somos entramos no pico, bem próximo aos portais que ligam os mapas também. São áreas onde se é possível fugir para evitar ser morto por outro jogador. Essas áreas são conhecidas como safes e o mapa terá um Safe escrito com uma borda azul.
Quando houver uma borda vermelha em volta da denominação é possível atacar outro jogadores e até mesmo matá-los! Porém apesar de ser possível nem sempre é permitido, podendo as vezes trazer consequências negativas. Para saber se é permitido matar e as consequências de ser morto dependerá do que está escrito:
COMN
Matar nessa área fará com que você perca pontos de tendência, que é o famoso "ficar pk" ou "ser pk". Quando as pessoas abrirem seu perfil verão escrito tendência má (-1000) significa que você acumulou 1000 pontos negativos de tendência. A cada jogador que você matar nessa área será acumulado mais 1000 pontos negativos de tendência.
As consequências de ter pontos negativos de tendência, ou ser pk, é que você fica impossibilitado de usar o pergaminho de teletransporte para fazer um "deslocamento rápido", tendo que percorrer todo o caminho de um ponto ao outro através dos portais. Além disso qualquer pessoa pode ser hostil com você e te matar em qualquer local com a borda vermelha, até mesmo áreas COMN sem sofrerem consequências por ter te matado, sendo até bonificadas com pontos positivos de tendência por terem matado um pk (player killer).
Para remover o pk, ou seja, voltar a ter 0 pontos de tendência, ou a tendência normal, você deve matar a monstros que estejam entre 10 níveis acima ou abaixo do seu. A quantidade de monstros que é necessário matar depende da quantidade de pontos de tendência negativa que foi acumulada, sendo 1000 monstros para cada pessoa que você matou.
As consequências de morrer em uma área COMN são a redução do EXP (perde 5% a cada morte), perda de itens (geralmente poções de vida ou mana e cobre), lesões internas (serão explicadas mais adiante) e aumento do tempo de espera para a ressurreição (a cada vez que se morre tem de se esperar mais para renascer).
SPECIAL
Nesses locais é permitido matar outros players sem nenhuma consequência, o pk é liberado sem restrições. Geralmente é atribuída ao pico secreto e às câmaras da praça mágica.
As consequências de morrer são a redução do EXP (perde 5% a cada morte), lesões internas (serão explicadas mais adiante) e aumento do tempo de espera para a ressurreição (a cada vez que se morre tem de se esperar mais para renascer). Não há perda de itens.
DANGER
As áreas Danger geralmente são atribuídas ao 4F dos vales ocultos e templos, além das passagens secretas. É permitido matar outros players sem nenhuma consequência, o pk é liberado sem restrições.
As consequências de morrer são a redução do EXP (perde 5% a cada morte), perda de itens (geralmente poções de vida ou mana e cobre), lesões internas (serão explicadas mais adiante) e aumento do tempo de espera para a ressurreição (a cada vez que se morre tem de se esperar mais para renascer).
WAR
Ou zonas de guerra, o pk também é liberado sem penalizações.
As consequências de morrer são lesões internas (serão explicadas mais adiante) e aumento do tempo de espera para a ressurreição (a cada vez que se morre tem de se esperar mais para renascer).
SPAR
É atribuído a arena de duelos do castelo de Bicheon, onde é permitido matar sem restrições e não há consequências por morrer. Divirtam-se!
DOMI
É atribuído às áreas de dominação, o pk é liberado sem penalizações, podendo haver confronto irrestrito entre jogadores.
As consequências de morrer são a redução do EXP (perde 5% a cada morte), perda de itens (geralmente poções de vida ou mana e cobre), lesões internas (serão explicadas mais adiante) e aumento do tempo de espera para a ressurreição (a cada vez que se morre tem de se esperar mais para renascer).
CURIOSIDADES/ EXCESSÕES
1 - Vales Dominados
Os vales ocultos são áreas que podem ser dominadas por um clã. O clã que domina esta área recebe benefícios, além de também poder atacar e matar qualquer jogador a qualquer momento dentro do vale sem qualquer consequência!!
Geralmente existe um tipo de acordo de quem vai poder minerar nas pedreiras e em qual dos andares (1F, 2F, 3F) é possível que jogadores de fora do clã minerem. Geralmente os cristais de aço negro que ficam espalhados pelo mapa são permitidos a mineração, mas converse com algum ancião do clã dominante do seu servidor para confirmar as informações!
2 - Legítima defesa
Outra curiosidade é que se você for atacado primeiro, você tem o direito de revidar, podendo até mesmo matar o jogador que lhe agrediu sem receber nenhuma penalização por isso, independente da área!
DICA!!
Geralmente quando vamos para uma praça ou pico secreto, ativamos o modo hostil, para que possamos lutar por algum recurso, ou defender um recurso. Porém, se esquecermos esse modo ligado podemos acabar matando alguém acidentalmente após sair do pico e voltar para o mapa normal, fazendo com que nos tornemos pk (com tendência negativa).
Para evitar isso existe uma função no jogo em Sistema > Jogo > Conveniência > Mudança automática do Modo PK. Com essa função ligada sempre que você sair da praça mágica ou pico secreto o seu personagem volta automaticamente para o modo leal ou pacífico! Assim você não vai acabar agredindo alguém acidentalmente quando estiver farmando!
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